Conheça os benefícios e a lista de alimentos ricos em fibras

Uma dieta rica em fibras só faz bem! Os alimentos cheios desse nutriente ajudam nosso metabolismo a funcionar direitinho e, também, a emagrecer com saúde. Para saber quais são os benefícios das fibras e como você pode acrescentar cada vez mais comidas desse tipo no seu cardápio, confira o nosso texto:

Alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras

Benefícios das fibras

Nada melhor para entender os benefícios das fibras do que ver tudo na prática, não é mesmo? Então confira como esse nutriente pode fazer bem à sua saúde:

Saciedade: por que os alimentos integrais e cheios de fibras são indicados para emagrecer? Porque eles diminuem o apetite! Isso acontece porque as fibras podem demorar um maior tempo para serem digeridas por nosso organismo. Principalmente quando falamos de fibras “solúveis”, que formam uma espécie de gel em nosso estômago e trazem a sensação de saciedade. E, sem fome a mais, não há espaço para guloseimas fora de hora e para o sobrepeso.

Funcionamento do intestino: os alimentos ricos em fibras também costumam ser muito indicados quando o assunto é a prisão de ventre. Isso porque elas ajudam na melhora do trânsito intestinal, quando aumento a formação das fezes e fazem a retenção de água. Mas, atenção: é preciso consultar sua nutricionista para conhecer as doses certas do consumo de fibras. É que se for consumida de maneira exagerada e sem o consumo de água adequado, as fibras podem acabar piorando o intestino preso. O correto é consumi-las e não se esquecer dos líquidos.

Controle do colesterol: sim, as fibras também ajudam você a se livrar do excesso de gordura no organismo, que pode gerar diversas doenças. Elas carregam pequenas moléculas de gorduras do nosso metabolismo e as ajudam a percorrer o intestino indo embora junto com as fezes. Mas, claro, sempre lembrando que a hidratação é fundamental para garantir essa saúde. Agindo no controle do colesterol ruim, as fibras também ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares.

Fibras solúveis ou insolúveis?

Quando falamos em fibras, você pode encontrar dois tipos específicos: as fibras solúveis ou insolúveis:

Insolúveis: recebem esse nome porque não se desmancham em água, por isso elas não sofrem alterações quando passam pelo estômago, o que as faz chegar no intestino melhorando a formação das vezes, e contribuindo no combate à prisão de ventre. Entre essas fibras estão os vegetais, cereais e alimentos do tipo integral.

Solúveis: como o próprio nome diz, essas são as fibras que vão se dissolver na água. Mas, elas não ficam como os outros nutrientes, não. As fibras solúveis se desmancham e criam uma espécie de gel no nosso estômago. Esse gel faz bem! Ele ajuda a eliminar as partículas de gordura do organismo, reduzindo o colesterol ruim, e, entre outros benefícios, traz a sensação de saciedade, o que pode auxiliar no emagrecimento.

Quais são os alimentos campeões em fibras?

Agora chegou a hora de a gente descobrir como você pode deixar seu cardápio cheinho de fibras. Separamos alguns alimentos que são campeões no nutriente e mostramos como você pode inseri-los na sua alimentação. Olha só:

Grãos

Alimentos ricos em fibras

São ótimas fontes de fibras. Os principais são o feijão preto, grão de bico, ervilhas e lentilha.

Onde servir: o feijão faz parte do prato de muita gente quase todos os dias e forma uma dupla superpoderosa com o arroz no quesito nutrição. A lentilha, a ervilha e o grão de bico são grãos que ficam deliciosos em saladas ou como sopas. Uma ótima opção para o jantar!

Cereais integrais

Alimentos ricos em fibras

Como o arroz integral, aveia… Ajudam muito na hora de regular o intestino, por suas ricas quantidades de fibras.

Onde servir: arroz integral pode substituir perfeitamente o arroz branco na sua dieta e no almoço de todos os dias. A aveia também pode ser complementada com nutrientes de frutas, mas não se esqueça de tomar líquidos também para equilibrar essa quantidade de fibras da aveia.

Frutas

Alimentos ricos em fibras

Além dos nutrientes importantes que já conhecemos e estão associados às frutas, as fibras também marcam presença nelas. Merecem destaque a maçã, pera, goiaba abacate, banana, morango, ameixa e kiwi.

Onde servir: bateu a vontade de um doce no final da tarde? Aposte nas saladas de frutas! O ideal é consumir essas frutas ricas em fibras com casca, para preservar ainda mais o nutriente. Mas não se esqueça de lavá-las bem antes do consumo.

Verduras

Alimentos ricos em fibras

As verde-escuras costumam ter uma grande quantidade de fibras. Alface, couve, agrião, rúcula, couve-de-Bruxelas, brócolis… Merecem atenção especial na hora de preparar suas receitas.

Onde servir: uma salada verde com um mix de folhas é uma refrescante opção para os dias de calor. O brócolis pode ser servido em um risoto, refogado ou cozido ao vapor.

Legumes

Alimentos ricos em fibras

Muito presentes no dia a dia do prato de brasileiros, alguns legumes também costumam ter um bom teor de fibras. Na feira, invista na abóbora, beterraba e na cenoura.

Onde servir: uma sopa de abóbora para os dias de friozinho sempre cai bem! A beterraba fica boa ralada ou cozida na salada e a cenoura cozida pode ser um bom ingrediente no picadinho.

Pronto! Agora que você já conhece os alimentos ricos em fibras, e como pode inseri-los no seu cardápio, vai poder melhorar ainda mais sua saúde. E não perca que no próximo artigo vamos falar um pouquinho sobre a importância de melhorar o sono!

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