Conheça os benefícios da batata doce para sua saúde e para a sua dieta

No cardápio das dietas, você já deve ter visto muitas vezes a batata doce presente, não é verdade? Mas afinal, porque ela pode ajudar você a emagrecer e a conquistar massa magra? Quais são os principais nutrientes da batata doce? E como inserir ela no seu cardápio light? Tudo isso a gente mostra nesse artigo!

Nutrientes da batata doce

Batata doce

Antes de explicar como a batata doce pode ajudar na sua dieta, vamos mostrar os poderosos nutrientes que ela tem. Nesse tubérculo é possível encontrarmos fonte de vitaminas A e B, sais minerais, fósforo, ferro, ômega 3, potássio, cálcio e antioxidantes.

Benefícios da batata doce

Agora vamos conhecer um pouco dos benefícios da batata doce para a saúde. Sim, porque ela faz muito bem para o nosso organismo, além de ajudar na dieta. Separamos alguns desses benefícios:

Batata doce

Contribui para o ganho de massa muscular: você já viu a quantidade pessoas que querem ganhar massa muscular na academia e comem batata doce? Esse hábito não é à toa. Ela é rica em fibras que ajudam a moderar o apetite e na formação de músculos. Os carboidratos da batata doce também ajudam bastante no assunto energia para a hora de treinar. Eles duram mais no organismo, do que os carboidratos da batata tradicional.

Faz bem para a digestão: as fibras da batata doce também ajudam bastante na digestão. O tubérculo é indicado inclusive para quem sofre de doenças sérias envolvendo o sistema gástrico, como a úlcera. Estima-se que a batata doce atue como uma espécie de calmante para o estômago graças a presença de vitaminas e minerais. Se você tem problemas de prisão de ventre, a batata doce pode ajudar bastante também. Por ser rica em fibras, ela costuma evitar que o intestino fique preso.

Tem função anti-inflamatória: a batata doce ajuda bastante a evitar inflamações, graças à presença da vitamina B6, betacaroteno e manganês em sua composição. Ela também é eficaz no aumento da imunidade, porque têm níveis bons de vitamina C, o que ajuda adultos e crianças.

Mantém a pele bonita: sim, além de todas as qualidades, a batata doce também ajuda a sua pele ficar mais bonita. Isso graças à vitamina A e o betacaroteno, que são responsáveis por deixar a pele com aspecto macia, com aspecto jovem e prevenir as a rugas.

Ajuda a emagrecer: e, finalmente, um dos benefícios mais conhecidos e famosos da batata-doce, ela ajuda a emagrecer! Mesmo não economizando as calorias, a batata doce ajuda a emagrecer por conta do seu baixo índice glicêmico, como revelam pesquisas norte-americanas. Esse índice faz com que o corpo produza menos insulina e, consequentemente, com que tenhamos menos fome. A batata doce seria até mesmo mais eficaz na dieta do que a batata tradicional ou a mandioquinha.

Dieta da batata doce

Batata doce

Primeiro fique atenta e saiba dosar a quantidade de batata doce no seu cardápio. Ela ajuda sim a emagrecer e a ganhar massa muscular, mas nada de exageros para não acabar engordando com esse ingrediente. O ideal é consumir o equivalente a 50g de batata doce ao dia.

Fizemos uma sugestão de cardápio para você emagrecer comendo batata doce. Mas lembre-se que nenhuma dieta mantida por muito tempo é saudável, então, o melhor é ter controle e não estender o mesmo cardápio por muito tempo.

Café-da-manhã

Comece o seu dia com um chá ou iogurte desnatado. Para comer uma fatia de pão integral light com queijo branco e uma fruta de sua preferência.

Lanche da manhã

Escolha uma porção de castanhas (de sua preferência) ou uma fruta da estação com granola.

Almoço

Agora chegou a hora de inserir a batata doce em seu cardápio. Escolha uma pequena cozida e coloque para acompanhar na salada, junto com um frango grelhado, bife ou peixe (o ideal é sempre variar).

Lanche da tarde

Aqui você pode repetir o lanche da manhã com uma porção de frutas de sua preferência ou de castanhas. Vale também um copo de iogurte desnatado com morangos.

Jantar

Se você não comeu a batata doce cozida no almoço, pode deixar ela para o jantar servida, por exemplo, como um purê acompanhado de carne moída refogada ou filé de frango com salada de folhas verdes.

Ceia

Se bater uma fome antes de se deitar, opte por uma fruta como a pera ou outra de sua preferência.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a batata doce? E o melhor é que ela pode estar no seu cardápio das mais variadas formas possíveis: cozida, gratinada, como purê, na salada, na sopa, como pão com chia, assada com cury… E nas versões que a sua imaginação permitir! No próximo artigo vamos falar dos benefícios de uma frutinha que também vem ganhando bastante fama: a Goji Berry!

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