Todos estão cansados de saber que a natação é uma das atividades físicas mais completas que existem. Isso porque os benefícios da natação são muitos, e promovem uma melhora na saúde de dentro para fora, atingindo todos os órgãos do nosso corpo.

Benefícios da natação

Figura 1 Benefícios da natação Imagem retirada do site Pixabay

Muitas crianças procuram as aulas de natação somente para aprender a nadar, já os mais velhos buscam um melhor condicionamento físico e aparência, além da busca também por uma melhor qualidade de vida. Mas os benefícios da natação vão muito além dos já conhecidos como a perda de peso, tonificação muscular e melhora respiratória.

Se você já pratica, ou está pensando em começar, e não sabe quais são os benefícios da natação, neste artigo vamos mostrar alguns dos mais importantes impactos positivos que ela causa em nosso corpo, além de ser um esporte onde o desconforto de temperaturas extremas e suor não existem.

    1.Esporte sem impacto

É muito comum que pessoas relatem dores e desconfortos quando iniciam alguma pratica de exercícios físicos. Com a natação isso não acontece, já que mesmo ela trabalhando o corpo todo, não causa impacto nenhum no sistema esquelético. Reduzindo muito as dores durante a fase de adaptação.

Isso acontece, porque quando estamos dentro d’água, nosso corpo se torna instantaneamente mais leve. O que pode reduzir em até 50% o impacto dos exercícios físicos. Esse é um dos benefícios da natação que a caracterizam como a escolha ideal para pessoas que precisam trabalhar músculos rígidos e articulações doloridas, principalmente em casos de sobrepeso e limitações físicas.

   2.Força e tônus muscular

Um dos importantes benefícios da natação, é o fato dela ser uma excelente maneira de aumentar a força e o tônus muscular, principalmente quando comparada aos demais exercícios aeróbicos. Quando um atleta está correndo ele se move através do ar, enquanto um nadador enfrenta a resistência da água, que possui uma densidade 12% maior que a referente ao ar.

É sabido que o melhor modo de adquirir força e tônus é trabalhando com a resistência, e a resistência aplicada pela natação não se limita aos músculos apenas, foi cientificamente comprovado que o nado também melhora a resistência óssea, especialmente em casos de mulheres na pós-menopausa.

   3.Trabalha o corpo todo e o torna flexível

Diferentemente dos exercícios de academia, onde cada aparelho trabalha uma área isolada do corpo. A natação trabalha o corpo todo ao mesmo tempo, com uma quantidade de movimentos que contribuem para que as articulações e ligamentos se soltem, tornando seu corpo mais flexível. Além de um completo alongamento realizado durante o nado.

Para que você obtenha melhores benefícios da natação em relação à flexibilidade, procure fazer alongamentos suaves antes e após os treinos.

   4.Cuida da saúde do coração

O nado não tonifica apenas os músculos do peitoral, tríceps e quadríceps, um dos maiores benefícios da natação é sobre o coração. A natação é um exercício aeróbico, que fortalecer o coração, o ajudando a se tornar maior, e com um melhor bombeamento, o que possibilita que seu corpo tenha um melhor fluxo de sangue. Ela ainda combate inflamações por todo o organismo, reduzindo as possibilidades de doenças cardíacas.

  5.Emagrecimento e controle de peso

A natação é reconhecida como um dos melhores exercícios para queimar calorias, sendo assim uma excelente alternativa para quem busca o emagrecimento e o controle de peso.

A quantidade de queima calórica varia de acordo com a intensidade do exercício e da fisiologia de cada pessoa, mas de um modo geral a cada 10 minutos de natação, nadando peito, é possível queimar até 60 calorias, e nadando costas você elimina até 80 calorias.

  6.Livre de alergias

Um dos benefícios da natação também muito conhecidos é o auxílio à redução de sintomas de problemas respiratórios como asma, alergias, respiração bucal e até roncos. Isso acontece porque o ambiente onde se exercita é úmido.

Os exercícios na piscina podem ajudar no aumento do tamanho do pulmão e ainda ensinam técnicas de respiração adequadas.

  7.Controle do colesterol e diabetes

poder aeróbico da natação auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol HDL e LDL. Além disso, foi comprovado que é possível diminuir em até 6% os riscos de diabetes tipo 2, a cada 500 calorias queimadas por semana com a natação.

Outro dos principais benefícios da natação é que a prática regular auxilia no controle glicêmico, especialmente para os diabéticos que praticam no mínimo 150 minutos por semana, melhorando a sensibilidade do o corpo à insulina, sendo válido tanto para diabetes tipo 1, quanto para o tipo 2.

  8.Reduz o estresse

Os benefícios da natação se estendem ao fator psicológico também. Ao cumprir os exercícios e reconhecer a sua superação, a pessoa consegue se motivar a seguir em frente. Os níveis de endorfina também são elevados com as braçadas.

  9.Melhora a autoestima

Entre os inúmeros benefícios da natação, o bem-estar é um dos propósitos que possibilitam as pessoas a se manterem ativas e praticando o nado regularmente. Como não se sentir bem e seguro com uma melhor qualidade de vida e boa forma?

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