Talvez você ainda não tenha notado, mas a vitamina E é uma das substâncias mais faladas pela mídia quando o assunto é nutrição. A sua ausência no organismo pode causar diversas complicações de saúde como problemas de coagulação sanguínea, maior exposição a danos celulares, enfraquecimento do sistema imunológico e anemia. Entre mais alguns problemas.

vitamina E

Figura 1 Benefícios da vitamina E           Imagem retirada do site Pixabay

Essa é uma vitamina lipossolúvel muito importante ao nosso organismo, e são muitos os benefícios da vitamina E. A boa notícia é que as fontes naturais da vitamina E são muitas, e simples de serem encontradas. Elas se concentram especialmente em vegetais verde escuros como espinafre (foto) e aspargos, e em alimentos com gorduras saudáveis, como sementes (especialmente a de girassol), amêndoas, e peixes oleosos (como o salmão e a sardinha). Preparamos uma lista com os principais benefícios da vitamina E, para que você saiba mais sobre o assunto.

Ação Antioxidante

Entre as principais funções e benefícios da vitamina E, está sua ação antioxidante. Através da vitamina E é possível neutralizar os a ação dos radicais livres, substâncias que causam muitas doenças crônicas e degenerativas.

Também graças a essa ação antioxidante, ela protege as gorduras do corpo contra a oxidação. Essa proteção defende a membrana plasmática, a camada exterior das células, e essa defesa contribui para um bom desenvolvimento de todas as funções celulares.

Previne doenças do coração

Outro dos importantes benefícios da vitamina E, é a proteção contra a oxidação da gordura do colesterol LDL (o colesterol “mau”). Essa proteção é importante por que oxidada o colesterol LDL se torna muito mais nocivo à saúde, uma vez que começa a se acumular nas artérias e inicia um processo de arteriosclerose.

A vitamina E cuida da saúde circulatória de um modo geral, já que uma de suas funções é a criação dos glóbulos vermelhos. Ela ainda trabalha na dilatação dos vasos sanguíneos e previne a formação de coágulos dentro do sistema circulatório.

Pele jovem

A ação antioxidante também pode ser notada no âmbito estético, uma vez que os radicais livres também influenciam nos efeitos do envelhecimento. Um dos benefícios da vitamina E é a boa aparência da pele, motivo pelo qual é muito encontrada na indústria de cosméticos. Por isso podemos encontrar quantidades consideráveis de vitamina E em filtros solares, por exemplo.

Reforço do sistema Imunológico

Outra importante função da vitamina E é a manutenção do sistema imunológico. Inúmeras pesquisas indicam que a imunidade depende de consideráveis níveis de vitamina E, especialmente em pessoas que possuem a saúde debilitada por doenças pré-existentes ou envelhecimentos. Esse pode ser o mais importante dos benefícios da vitamina E.

Melhora a saúde dos músculos e ossos

Indiretamente a vitamina E contribui para a saúde dos ossos e músculos. Uma vez que ela é necessária para a absorção e o uso do cálcio e do potássio pelo organismo. Minerais de extrema importância para funcionamento correto e manutenção desses tecidos.

Desenvolvimento de massa muscular

Além de influenciar indiretamente a melhora da absorção dos níveis de cálcio e potássio, através do sistema circulatório, a vitamina E contribui para o desenvolvimento e ganho de massa muscular, e protege sua ação antioxidantes protege os músculos de radicais livres. Que são comumente liberados após o treino de resistência muscular. Isso faz com que os músculos se recuperem melhor e de maneira mais ágil. Esse é um dos benefícios da vitamina E mais importantes para pessoas que praticam exercícios musculares intensos.

Emagrecimento

Existem muitos mitos sobre os benefícios da vitamina E no auxílio da perda de peso. Especialmente a ideia de que ela acelera o metabolismo. Porem a verdade é que a vitamina E contribui para o emagrecimento de uma maneira indireta.

Já que ela propicia o aumento da massa muscular, que por sua vez promove um maior gasto calórico para acontecer. Isso torna o emagrecimento um efeito colateral, do ganho de massa muscular, facilitado por bons níveis de vitamina E

Prevenção do Câncer

Alguns estudos revelam que uma dieta rica em vitamina E, pode diminuir em até 50% a possibilidade de desenvolvimento de câncer na bexiga, um dos principais tipos de câncer entre os homens. A substancia chamada alfa-tocoferol, encontrada na composição da vitamina E. É a responsável por prevenir o câncer de bexiga, já a chamada gama-delta-tocoferol, também presente na composição da vitamina, provou ser eficiente no combate ao câncer de próstata. Elas são capazes de promover a autodestruição das células cancerosas, sem que as células saudáveis se prejudiquem. Esse é um dos benefícios da vitamina E ainda pouco conhecidos.

Efeito anti-inflamatório

Outro dos efeitos da substancia gama-tocoferol. Encontrada na vitamina E, é sua eficácia anti-inflamatória, capaz de combater doenças ligadas a inflamações crônicas como artrite, reumatismo e asma.

Estes são os principais benefícios da vitamina E para a manutenção de uma boa saúde e qualidade de vida.

Fontes: Dicas de saúde / Medicina Pratica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui