Ele está presente na cozinha de quase todo mundo, é um dos ingredientes indispensáveis na hora de temperar a salada e fica uma delícia com a torradinha. Adivinhou de quem estamos falando? Isso mesmo, do azeite! Mostramos para você que o óleo extraído da azeitona tem muitos benefícios para saúde e damos duas receitas deliciosas com azeite!

azeite de oliva

azeite de oliva

A dieta do mediterrâneo é considerada por muitos médicos umas das melhores que já foram inventadas. Ela reúne os ingredientes que fazem bem para o corpo e controlam os níveis de gorduras. E um dos principais ingredientes desse cardápio é o azeite de oliva! Quer saber quais os principais benefícios desse óleo extraído das azeitonas para a sua saúde? A gente mostra para você!

Faz bem para a saúde do coração: muitos estudos mostram que o azeite faz mesmo bem quando o assunto é evitar doenças cardiovasculares. Uma pesquisa publicada no jornal inglês New England Journal of Medicine, mostrou que a dieta mediterrânea ( que tem muito do azeite em suas receitas), é capaz de reduzir em até 30% as chances de problemas no coração se desenvolverem. As razões, de acordo com os pesquisadores, estariam em o azeite diminuir o mau colesterol e aumentar o bom, conhecido como HDL.

Ajuda seu cérebro a funcionar direitinho: sim, o azeite pode também ajudar sua atividade cerebral! Isso porque o azeite tem as chamadas substâncias antioxidantes, que agem contra a degeneração do cérebro e ajudam a mente a ter um bom funcionamento.

Faz bem para pele: você já reparou que alguns produtos de beleza dizem ter o azeite em sua composição? E isso não é à toa! Os antioxidantes desse óleo têm vitaminas e antioxidantes que ajudam a garantir a saúde das células da pele. A propriedade anti-inflamatória do óleo extraído da azeitona, também serve para prevenir as rugas e os sinais precoces de envelhecimento.

Deixa os cabelos mais bonitos: alguns shampoos e cremes de tratamento também levam azeite em sua composição. Isso porque o óleo tem ácidos graxos e vitamina E, que garantem um cabelo mais hidratado, sedoso e leve. Se você não encontrou um produto de beleza para os seus cabelos, que leve azeite, pode fazer uma receita caseira. Ainda no banho, e com os cabelos molhados, passe o azeite em cada mecha e deixe por alguns minutos, depois enxague bem.

Receitas com azeite

Agora que você já sabe os principais benefícios do azeite, já pode inserir esse óleo na sua rotina alimentar. Separamos algumas receitas irresistíveis com azeite, que farão você ficar com água na boca.

 Pão português

O pãozinho com um toque de azeite é uma delícia para o seu café da tarde.

azeite de oliva

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite do tipo extra virgem

Fermento biológico ( um tablete)

10 g de sal

10g de açúcar

1 e ½ xícara(chá) de leite

Modo de Fazer:

Primeiro, você vai dissolver o fermento no leite morno e deixar a mistura descansar por cerca de 15 minutos. Depois coloque o azeite, a farinha, o sal e misture até obter a consistência de massa. Deixe descansar por cerca de 1 hora e, depois, coloque na assadeira untada e leve ao forno, em cerca de 200ºC. Quando o pão estiver dourado, ele já está pronto!

Azeite aromatizado

Uma boa alternativa para deixar o azeite ainda mais saboroso nas saladas e receitas é misturá-lo com algumas ervas. No supermercado é possível encontrar o azeite aromatizado, mas o preço não costuma agradar. Ele geralmente é bem mais caro que o azeite extra virgem tradicional. Para resolver esse problema, mostramos como você pode fazer em casa o azeite aromatizado de uma maneira muito fácil.

azeite de oliva

Ingredientes

1 garrafa de azeite extra virgem

Ervas de sua preferência. As mais aromáticas recomendadas são: orégano, manjericão, louro, hortelã e manjerona.

Modo de fazer:

Primeiro aqueça o azeite, ele não deve ficar fervendo apenas levemente morno. Em outro recipiente, lave bem as ervas que escolher e deixe que elas sequem naturalmente. Depois, amasse e pique bem as ervinhas para que elas fiquem ainda mais aromáticas. Na garrafa de vidro, coloque as ervas e depois acrescente o azeite morno. Deixe a mistura em um local seco e arejado por 7 dias. Em seguida, retire as ervas com, coando o azeite com um funil, e pronto! Seu azeite aromatizado já pode ser utilizado nas receitas e saladas.

Viu só como o azeite pode ter ainda mais benefícios do que a gente imagina para saúde? O ingrediente da dieta do mediterrâneo fica maravilhoso em qualquer receita e pode, inclusive, substituir o óleo de soja em muitas preparações. Com a receita que demos aqui do azeite aromatizado você, com certeza deixará suas receitas ainda mais saborosas. E não perca que no nosso próximo artigo vamos falar de outra queridinha no mundo da alimentação saudável: a batata doce!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui