Você provavelmente já ouviu falar que o gengibre possui diversos benefícios à saúde. E é possível que você não acredite muito nisso, mas é verdade. Ele tem sido usado como um remédio natural para diversas doenças e questões de saúde a anos.

Além de ser um poderoso aliado do emagrecimento, uma vez que ele é um termogênico. Atualmente, pesquisadores descobriram os benefícios do gengibre em tratamentos para câncer, enxaqueca e mais

Benefícios do gengibre

Benefícios do gengibre Imagem retirada do site Pixabay

Os benefícios do gengibre para a saúde mais famosos são o auxílio na perda de peso, acelerando o metabolismo, e o relaxamento do sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. Mas, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago e muito mais.

O que é o gengibre?

gengibre é uma raiz, e pode ser utilizada em chás, ou raspas que podem ser adicionadas a água, sucos, iogurtes, saladas e onde mais você imaginar. Os benefícios do gengibre são tantos, e tão importantes que resolvemos listar alguns para que você conheça um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o artigo.

Quais são as propriedades do gengibre?

As principais substâncias presentes no gengibre são o magnésio, o potássio, o folato, o cálcio e a vitamina B6. Em apenas 100g de gengibre você pode encontrar cerca de 80 Kcal, a maioria advinda de carboidratos. No entanto, devido ao seu sabor marcante, ele é usado apenas em pequenas quantidades, em torno de 2 a 5g, como na preparação de pratos culinários.

O que pode fazer com que a quantidade de calorias, vitaminas e minerais ingeridas a partir do gengibre sejam consideradas insignificantes.

Os mais importantes benefícios do gengibre

  • Tratamento do câncer de ovário: o gengibre pode ser uma arma poderosa no tratamento do câncer de ovário. Um estudo realizado sobre o assunto, descobriu que o gengibre em pó induz à morte todas as células cancerígenas, em tumores no ovário.
  • Prevenção do câncer de cólon: um estudo da Universidade de Minnesota descobriu que o gengibre pode retardar o crescimento de células de câncer colorretal.
  • Contra enjoos matinais: em uma revisão de vários estudos, foi descoberto que o Gengibre é tão eficaz quanto à vitamina B6, no tratamento da doença de manhã.
  • Contra náuseas: um dos benefícios do gengibre é que ele se mostra um remédio muito eficaz no combate a náuseas associadas com doenças de movimento.
  • Reduz dores e inflamações: ele possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser um potente analgésico natural.
  • Alívio da azia: o gengibre vem sendo usado a anos como um remédio natural para azia. Normalmente ele é usado para esse fim em forma de chá.
  • Contra gripe e resfriados: um poderoso e conhecido remédio natural para o tratamento e prevenção de gripes e resfriados.
  • Melhora do aparelho digestivo: além de combater a azia, e melhorar o aparelho digestivo, o gengibre também pode ajudar em casos de intoxicação alimentar. Talvez esse seja um dos benefícios do gengibre mais desconhecido.
  • Alívio das enxaquecas: diversos estudos realizados mostram que o gengibre é capaz de aliviar a enxaqueca. Isso acontece devido à sua capacidade de parar de prostaglandinas de causar dor e inflamação nos vasos sanguíneos.
  • Cólicas menstruais: há anos, na medicina chinesa, o chá de gengibre com açúcar mascavo é usado no tratamento de cólicas menstruais.
  • Prevenção da nefropatia (lesão renal) diabética: em um estudo realizado com ratos diabéticos, foi descoberto que o gengibre pode promover uma menor incidência de nefropatia diabética (lesão renal).
  • Protege o estomago de ulceras: ele ajuda a proteger o estomago contra ulceras, porque ele é capaz de combater uma bactéria chamada H. pylori, a principal responsável por gastrites e úlceras estomacais.
  • Auxilio na perda de peso: um dos muito conhecidos benefícios do gengibre é o fato dele ser um poderoso termogênico, que além de aquecer o corpo e ajudar a queimar calorias com esse calor, ainda acelera o metabolismo, o que também promove uma maior perda de peso.
  • Combate à celulite: por possuir efeito anti-inflamatório, o gengibre é um eficiente aliado no combate a celulite.
  • Diminui problemas com gases: sempre que você for comer comidas que estimulem a formação de gases, vale a pena inserir o gengibre na salada ou em algum outro alimento ou bebida durante o dia.
  • Aumenta a libido: um dos também conhecidos benefícios do gengibre é o seu poder afrodisíaco. Isso mesmo, o gengibre é capaz de aumentar o apetite sexual, em homens e mulher.

Fontes: Mundo Boa Forma / VIX / Dicas de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui