vinagre de maçã

Benefícios do vinagre de maçã

Todos sabem, ou ao menos já devem ter ouvido falar que o vinagre serve para tudo. Aposto que a avó de você já disse algo como passa vinagre que limpa ou “mistura vinagre com x que resolve… E se você tentou, provavelmente deu certo. Isso porque o vinagre realmente é muito bom, tanto para limpar aquela panela queimada quanto para a nossa saúde.

Sim, vinagre é excelente para a saúde. Especialmente o vinagre de maçã, ele tem sido usado como uma fonte de melhorias para a saúde por milhares de anos. E pesquisas recentes mostram que o uso diário dele pode trazer muitos benefícios para a saúde como baixar os níveis de açúcar no sangue e até mesmo emagrecer.

Neste artigo vamos explicar melhor quais são os benefícios do uso do vinagre de maça para a saúde e como ele ajuda no emagrecimento.

O que é o vinagre de maça?

vinagre de maçã é feito de um processo de fermentação de duas etapas que leva em torno de um mês. No primeiro processo, as maças são cortadas, trituradas e combinadas com leveduras para que o açúcar da fruta se converta em álcool. Em seguida, bactérias são adicionadas para fermentar o álcool e transformá-lo em ácido acético.

O ácido acético é o componente ativo mais importante do vinagre de maçã. Ele também é conhecido como ácido etanoico, e é um composto orgânico com sabor amargo e cheiro forte. Aproximadamente 5 a 6% do vinagre de maçã é ácido acético, mas existem mais algumas substancias presentes no vinagre como água e o ácido málico, entre outros. Uma colher de sopa de vinagre de maça possui apenas 3 calorias e nenhum carboidrato.

Porque o vinagre de maça faz perder peso?

O responsável pela queima calórica no vinagre de maça é o ácido acético. Ele é um ácido graxo de cadeia curta, que se dissolve em acetato e hidrogênio no corpo. De acordo com algumas pesquisas, o ácido acético auxilia na perda de peso porque pode:

  • Reduzir os níveis de açúcar no sangue;
  • Diminuir os níveis de insulina
  • Acelerar o metabolismo;
  • Reduzir o armazenamento de gordura no organismo;
  • Queimar gordura;
  • Suprimir o apetite;
  • Reduzir a ingestão calórica.

Nessa pesquisa ainda foram descobertos resultados que indicam que o vinagre de maça possui efeitos surpreendentes. No estudo que 12 semanas, 144 adultos obesos foram divididos em dois grupos, um grupo consumiu 15 ml (1 colher de sopa), e o outro 30 ml de vinagre de maça. Com apenas uma restrição alimentar durante o estudo, que era a ingestão de álcool.

O grupo que ingeriu 15 ml do vinagre teve os seguintes resultados:

  • Perda de peso: 1,2 kg.
  • Redução da percentagem de gordura corporal: 0,7%.
  • Redução da circunferência da cintura: 1,4 cm
  • Redução dos triglicérides: 26%.

Já o grupo que consumiu 30 ml do vinagre de maça, alcançou resultados maiores, como:

  • Perda de peso: 1,7 kg.
  • Redução da percentagem de gordura corporal: 0,9%.
  • Redução da circunferência da cintura: 1,9 cm
  • Redução dos triglicérides: 26%.

Conclusão do estudo: adicionar 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maça na sua dieta pode ajudá-lo a emagrecer sim. Além de reduzir as porcentagens de gordura corporal, triglicérides e diminuir sua circunferência abdominal.

Benefícios do vinagre de maça

Depois de explicar como ele é feito, e como sua principal substancia pode ajudá-lo a emagrecer. Vamos listar alguns dos outros vários benefícios que o uso do vinagre de maça pode lhe proporcionar.

  1. Melhora o hálito – de acordo com alguns usuários do vinagre de maça, fazer bochecho com ele misturado em água ajuda a diminuir o mau hálito.
  2. Tratamento para refluxo gástrico – o refluxo acontece quando o corpo não produz ácido gástrico suficiente. Logo, tomar duas colheres de cá de vinagre de maça pode ajudar a resolver esse problema.
  3. Diminui o incomodo gastrointestinal – se você está tendo problemas com diarreias bacterianas, saiba que o vinagre de maça possui propriedades antibióticas. Basta misturar 1 a 2 colheres de sopa do vinagre em água ou suco de maçã.
  4. Previne a indigestão – vai rolar aquela feijoada, e você acha que ela pode não cair muito bem? Tome 1 colher de chá de vinagre de maça, com em 1 a colher de chá de mel, misturada em um copo de água morna, 30 minutos antes da refeição.
  5. Acaba com o soluço – basta beber 1 colher de chá de vinagre de maça e pronto, não tem mistério.
  6. Melhora dor de garganta – assim que você começar a sentir os primeiros sintomas da dor de garganta, tente tomar 1 colher de sopa com vinagre de maçã com água quente e um pouco de mel. Ou faça um gargarejo com ¼ de vinagre misturado em água morna de 1 em 1 hora.
  7. Cuidados para o cabelo – basta adicionar 15 ml de vinagre de maça em 30 ml de água, passar no cabelo e esperar secar. Ele sela os fios e deixa seu cabelo macio e brilhante, além de ser excelente para cabelos oleosos.
  8. Melhora problemas de pele – os que sofrem com problemas dermatológicos podem usar o vinagre de maça para diminuir inflamações. Basta aplica-lo com o auxílio de um algodão.
  9. Combate à coceira – se você foi picado por um mosquito, basta usar um pedaço de algodão com vinagre de maça.

Depois de tantos benefícios que o vinagre de maçã proporciona, tente experimentar você também fazer uso dele e tire suas conclusões.

Gostou do artigo? Curte, comenta e compartilha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui