Saiba como o açaí pode fazer bem para a sua saúde e conheça a melhor maneira de comprar e preparar a fruta

Fruta açaí

De uma cor linda, forte e versátil na cozinha, o açaí já virou um dos pratos prediletos de muita gente, principalmente por aqui no Brasil, onde essa frutinha aparece com abundância. E você sabia que além de ficar uma delícia em muitos pratos, o açaí faz bem para a saúde? Sim, a frutinha é cheia de benefícios que podem ajudar o nosso organismo a funcionar cada vez melhor. Separamos alguns deles neste artigo e ainda damos algumas dicas de como você pode comprar o açaí sem errar e preparar essa iguaria de forma saudável!

  • Ajuda a prevenir o câncer: quem diria que a frutinha que você come misturada com morango ou mesmo nos sucos pode ajudar a prevenir o câncer? Pois é, pesquisas indicam que o açaí contém uma substância chamada antocianina, que é responsável por sua cor roxa e que pode ajudar a evitar alguns tipos de câncer, como o de mama. Um tipo de gordura presente na fruta também ajudaria a retardar o aparecimento de tumores. As pesquisas ainda são recentes e precisam de maior teste em humanos, mas ao que tudo indica o açaí pode ser mais um alimento que ajuda a prevenir o câncer.
  • Combate anemia: cheio de ferro e vitamina B, o açaí também ajuda a deixar o organismo mais forte e a combater a anemia. Vale lembrar que a fruta também tem vitamina C, o que contribui para deixar o sistema imunológico ainda mais forte.
  • Ajuda o intestino a funcionar bem: o sistema digestivo também pode ficar melhor com o açaí. A fruta é rica em fibras, o que contribui para o combate a prisão de ventre e também ajuda na desintoxicação do organismo.
  • Traz mais energia: se você anda para baixo, sem muita energia para fazer as atividades do cotidiano, o açaí pode te ajudar. A fruta ajuda a combater a fadiga e é ideal para deixar você mais disposto. Prova disso é o fato de esse ser um ingrediente indicado para antes ou depois dos exercícios físicos. Não é difícil a gente ver um atleta tomando um copo de suco de açaí antes de começar o treino, não é mesmo? O fator estimulante da fruta explica bem o motivo.
  • Fruta amiga do coração: além de ter todos os benefícios que já citamos aqui, o açaí também faz muito bem para o coração. Isso mesmo, a frutinha roxa tem essa cor graças aos compostos antocianinas, e é esse composto que ajuda a evitar a formação de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos e, consequentemente, reduzem as chances de formação de coágulos, que provocam problemas no coração.

Cuidados que você deve tomar com o açaí

Sobrepeso: vale lembrar que essa fruta é bastante calórica. Por isso, o ideal é sempre consumir com moderação, cerca de 100 a 200ml por dia, o que já representa 500 calorias. Se consumido de maneira exagerada pode contribuir para o sobrepeso.

Grãos açaí

Excesso de açúcares misturados: na hora de comprar açaí preste bem atenção nos ingredientes. O melhor é comprar a polpa natural de açaí. Muitos produtos atualmente disponíveis no mercado têm xaropes e glicose em sua composição, o que faz a fruta ficar menos saudável e mais calórica.

Preste atenção na hora da compra: a cor do açaí que você coloca no carrinho. Já dissemos por aqui, que a fruta possui uma cor roxa graças ao composto da antocianina, que é muito benéfico para a saúde. A cor do açaí é um roxo forte, mais forte que da uva, por isso, se ele estiver clarinho, pode ser que não esteja bom para o consumo ou tenha sido misturado com outras substâncias, que não o manterá saudável.

É sempre bom também notar a data de validade. Em geral, o açaí natural puro costuma ter o vencimento de até 2 anos, mas não custa nada verificar no rótulo antes de levar para a casa. E, claro, verificar se a embalagem está bem fechada para não correr o risco de contaminação.

Doença de chagas: açaí de má qualidade também pode apresentar um risco e tanto, da doença de chagas. As suspeitas de muitos pesquisadores foram confirmadas depois de se observarem alguns casos de pessoas que até morreram pela doença, depois de comer o açaí contaminado. Por isso é sempre bom comprar só de marcas e origens confiáveis!

Como preparar o açaí de maneira saudável

Como você vai comer o açaí também determina quantas calorias e quão saudável será o prato. Por isso, separamos algumas dicas para você acertar na hora de preparar o açaí:

Sorvete açaí

Adoce com mel: se quiser que a fruta fique mais docinha, coloque um pouco de mel. Nada de leite condensado ou açúcar refinado, o que só pode aumentar as calorias.

Acompanhamento de frutas: não escolha doces calóricos ou mesmo chocolate na hora de servir o açaí, uma boa escolha é servir a fruta com frutas como a banana ou o morango. Além de darem um gostinho especial eles também podem ajudar a adoçar o açaí, sem a necessidade de açúcar. Se quiser, acrescente também a granola natural.

Prepare um suco: preparar um suco de açaí também pode ser uma ótima sugestão para turbinar o seu treino. Experimente uma receita detox, misturando o açaí com couve, água, chá de hibisco e mel, ou uma opção mais refrescante de açaí e melancia ( nesse caso, nem precisa adoçar).

Agora que você já sabe os benefícios para a saúde do açaí, como comprá-lo e prepará-lo é só inserir a frutinha em seu cardápio. No próximo texto vamos falar de uma doença que, às vezes, pode estar associada ao açaí de má qualidade, a doença de chagas. Fique atento!

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