Conheça os benefícios e receitas saborosas com a camomila

Camomila

Quando a gente ouve falar em camomila logo pensa nos chazinhos de bebês, ou na função de calma dessa erva. Mas, afinal, você sabe o que é a camomila e quais são os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde? É o que vamos falar neste artigo.

camomila é considerada uma planta medicinal, que é recomendada por médicos e profissionais da medicina alternativa como sendo eficaz para ajudar no tratamento de transtornos de ansiedade, crises de estresse e pessoas que precisam ficar mais calmas. Geralmente, a camomila pode vir em forma de ervas em sachês de chá ou ser vendida dentro de algum composto nas farmácias de manipulação.

 Benefícios da Camomila

camomila não ganha o nome de erva medicinal à toa. Ela é cheia de benefícios para a saúde. Olha só:

Bons sonhos: quer dormir? Nada melhor que um chazinho de camomila. Essa dica da vovó vale bastante a pena, o chá de camomila é indicado para que as pessoas possam dormir melhor e vencer a insônia. Então, já sabe quando a insônia bater basta investir no chá de camomila e esperar o sono e o efeito calmante natural chegar.

Cólicas menstruais menos doloridas: você pode abandonar a bolsa de água quente ou mesmo dar a ela de presente um aliado no combate a cólica menstrual, a camomila. Um estudo feito por pesquisadores de Londres mostrou que tomar até cinco xícaras de chá de camomila ao dia, reduz os espasmos musculares, que provocam a cólica, além de atuar como anti-inflamatório.

Camomila

Traz mais força para o organismo: algumas pesquisas já mostraram que a camomila é capaz de combater as bactérias e melhorar a imunidade. Isso acontece, porque a flor é rica em compostos químicos que aumentam a produção de linfócitos-B e macrófagos, células que destroem as bactérias e vírus maléficos ao organismo. Então, já sabe, para deixar seu corpo ainda mais forte na hora de combater doenças, invista no chá de camomila!

Não são só esses benefícios da camomila, ela ainda ajuda a aliviar o enjoo, a ansiedade, faz bem para os cabelos, para a pele e ajuda a aliviar os sintomas da hiperatividade.

Como servir a camomila

http://sauderama.com.br

Primeiro, da maneira mais conhecida, como chá de camomila! Preparamos uma receita fácil e rápida para você:

Chá de camomila e erva doce

Ingredientes

1 colher de camomila (seca)

Erva doce a gosto

500 ml de água

Modo de preparo:

Depois que a água estiver fervendo, acrescente a camomila e a erva doce e deixe por 5 minutos. Adoce da sua preferência. O chá pode ser ingerido de 2 a 3 vezes ao dia.

Bolo de camomila

Já imaginou preparar um bolo e ter o gostinho da camomila nele? É possível, com essa deliciosa receita:

Ingredientes:

4 ovos

2 xícaras e meia de açúcar

2 colheres (sopa) de camomila

½ de iogurte integral

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

80g de manteiga

Modo de Preparo:

Deixe a camomila em água quente em um recipiente fechado. Enquanto isso, prepare a massa do bolo. No liquidificador coloque os ovos, o açúcar, a manteiga e metade do chá de camomila. Depois que bater, acrescente a farinha e o fermento. Leva ao forno e, assim que seu bolo estiver pronto despeje o restante do chá de camomila em cima dele.

Pão de camomila

Já pensou ter no meio da tarde uma receita com pão de camomila? A mistura faz muito sucesso e fica uma delícia. Olha só como você pode preparar:

Ingredientes

2 colheres de flor de camomila

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 tablete de fermento biológico

400ml de água

½ colher (sobremesa) de sal

1 colher (sopa) de linhaça

Modo de Preparo:

Deixe a camomila em água fervente por 5 minutos. Dissolva o fermento na água e, depois que o chá de camomila esfriar, misture todos os ingredientes na água junto com o fermento. Misture até formar uma massa homogênea e misture bem a massa até ela ficar lisa. Reserve até que ela cresça e em seguida molde os pães e leve os ao forno até que eles fiquem dourados. Sirva em seguida com o acompanhamento de sua preferência.

E aí gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da camomila e das receitas gostosas que é possível fazer com ela? Essa ervinha vai mesmo além de só o chá e pode dar um gosto muito especial em preparos. Além das receitas que mostramos aqui, você também pode preparar os bolos de laranja, fubá e até brigadeiro com a camomila!

Dá também para fazer suco de maçã com camomila, ou então, um que promete garantir muita calma: maracujá com camomila! Que tal investir mais na camomila? A família toda com certeza vai amar essas receitas, e a sua saúde também.

.Leia também esse artigo que fala sobre os “Benefícios da Romã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui