Você provavelmente já ouviu falar em comidas veganas, certo? E talvez ache que as comidas veganas são a mesma coisa que as vegetarianas. Mas não são! Muito tem se falado a respeito do veganismo e a alimentação mais saudável, mas poucas pessoas sabem exatamente do que se trata, o que significa ser um vegano, quais são as diferenças entre veganismo e o vegetarianismo, e como é possível fazer comidas veganas, fáceis, saudáveis e saborosas.

Comidas veganas

Comidas Veganas Imagem retirada da internet.

Por isso, preparamos esse artigo, para que você acabe de vez com todas essas dúvidas, e aprenda algumas receitas fáceis e deliciosas.

O que são as comidas veganas?

objetivo das comidas veganas não se trata apenas de não comer carnes, mas sim de evitar qualquer alimento ou produto de origem animal, como por exemplo:

  • Carnes e peixes,
  • Lacticínios,
  • Ovos e mel,
  • E produtos de origem animal, como couro em roupas e sapatos.

Muito mais do que apenas uma regra alimentar, o veganismo é um estilo de vida. Que envolve não apenas a alimentação, mas também todo o consumo de roupas, calçados e produtos de higiene pessoal e beleza.

A dieta vegana inclui todos os tipos de grãos, e leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas, grão de bico etc., frutas, verduras e legumes. As comidas veganas estão longe de serem apenas saladas, ou como muitos pensam uma alimentação sem graça, sem sabor. Ao contrário, existem uma imensa diversidade de comidas veganas extremamente saborosas, basta usar a imaginação.

Atualmente, as comidas veganas veem se diversificando muito, produzindo sorvetes, queijos, maionese e diversos outros alimentos, sem nenhum resquício de origem animal.

Qual a diferença do veganismo com o vegetarianismo?

No veganismo, como já dissemos, não há apenas a restrição para carnes, mas também para qualquer outro tipo de alimento, vestimenta ou produtos de uso pessoal que seja de origem animal.

No vegetarianismo, a proibição se restringe apenas ao consumo de carne.

Benefícios das comidas veganas

Existem sim muitos benefícios relacionados aos hábitos e comidas veganas, veja alguns deles:

  • Ajuda a emagrecer – por se tratar de uma alimentação rica em fibras e com baixo teor de gordura, a dieta vegana é uma ótima opção para quem busca o emagrecimento. E esse é um dos benefícios que mais atraia as pessoas.
  • Diminui a propensão a doenças crônicas – a ausência de gordura animal evita problemas como a obesidade, colesterol, diabetes, hipertensão e doenças degenerativas.
  • Diminuição no consumo de toxinas – a maior parte das toxinas que ingerimos são de origem animal, quando uma pessoa opta por consumir apenas comidas veganas, a ingestão dessas toxinas cai drasticamente.
  • Melhora o sistema digestivo – as fibras estão constantemente presentes nas comidas veganas, e elas são extremamente importantes para o bom funcionamento e saúde do estômago e intestino. Além disso, as carnes causam lentidão no sistema digestivo.
  • Melhora o sistema imunológico – as vitaminas vindas das frutas e legumes fortalecem o sistema imunológico, tornando a pessoa menos suscetível a doenças.
  • Diminui o colesterol ruim – por serem de origem vegetal, as comidas veganas não aumentam o colesterol ruim.
  • Ricos em antioxidantes – as comidas veganas são riquíssimas em substancias antioxidantes, que são fundamentais na prevenção de doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer.
  • Dieta detox natural e menores chances de alergias – com uma dieta livre de carnes, leite, ovos e gorduras, e mais rica em fibras, além de conseguir uma excelente desintoxicação, você também se manterá livre de alergias alimentares.

Receitas de comidas veganas – fáceis e deliciosas

As comidas veganas, diferentemente do que muitos pensam são repletas de sabor, cores e uma completa nutrição, além da beleza da maioria dos pratos. Para provar como as comidas veganas podem ser deliciosas, separamos uma receita de preparo simples e com ingredientes fáceis de serem encontrados.

Comidas veganas

Comidas Veganas Imagem retirada da internet.

Hambúrguer de lentilha

Está aí uma coisa que todo mundo gosta, hambúrguer. E se você acha que não é possível fazer um hambúrguer vegano delicioso, você está completamente enganado. Essa receita rende aproximadamente 15 hambúrgueres, do tamanho da palma de uma mão. E o lanche pode ser montado como quiser. Contanto que você use produtos como maionese, por exemplo, sem nenhum ingrediente de origem animal.

Ingredientes:

  • 250g de lentilha cozida;
  • 1 cebola pequena bem picada;
  • 4 dentes de alho;
  • Azeite para dourar o tempero. E fritar ou assar os hambúrgueres;
  • 1 xicara de farinha de trigo;
  • Tempero a gosto: sal, pimenta do reino, cominho em pó, páprica e curry (opcional).

Modo de preparo:

Deixe a ervilha de molho de um dia para o outro, troque a água e cozinhe por aproximadamente 10 minutos, em uma panela comum. Doure a cebola e o alho junto com todos os temperos. E assim que a lentilha estiver cozida, misture ao refogado. Acrescente uma xicara de farinha de trigo peneirada na mistura.

Com a ajuda de um garfo, amasse bem as lentilhas e misture tudo, até que se forme uma massa firme e homogênea. Molde os hambúrgueres, com aproximadamente a grossura de um dedo.

Após moldados. Você pode frita-los normalmente, ou assar se preferir, se quiser também pode congela-los.

Quer saber mais sobre alimentos que queimam a gordura?

Fontes: Muda o Mundo / Mundo Boa Forma

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