Conheça a origem e como funciona uma das dietas mais comentadas do mundo

Se você está tentando emagrecer deve já ter se deparado com muitas e muitas maneiras de perder os quilinhos a mais. Remédios que prometem a perda rápida de peso, dietas restritivas que fazem você ficar se alimentando praticamente de poucos alimentos e água…Enfim, métodos radicais que, no final, das contas não trazem o corpo bonito e ainda fazem mal para a sua saúde. Mas, uma Dieta desenvolvida por um cientista é bem conhecida quando o assunto é emagrecer de maneira saudável e sem muitas restrições, é a  Dieta Dukan, sem contar sua eficácia. Neste artigo, mostramos para você os benefícios e como funciona a Dieta Dukan. Confira!

Como surgiu a Dieta Dukan

Se perder peso é a sua ideia, mas manter a saúde também, a Dieta Dukan é ideal. Tudo começou quando o médico francês Dr. Pierre Dukan recebeu em seu consultório um paciente que queria muito emagrecer de qualquer maneira e pediu uma dieta ao médico. Como Dr. Pierre não tinha especialização em nutrição negou o pedido do rapaz, que insistiu muito para que ele recomendasse qualquer dieta quer fosse. Depois de se ver convencido, o Dr. Dukan falou para seu paciente comer carnes (magras) e tomar água por cinco dias e pediu para que ele retornasse ao consultório neste período para ver se o sistema teria funcionado. Cinco dias depois, o paciente do Dr. Dukan voltou e tinha perdido cinco quilos!

Vendo que sua ideia realmente tinha funcionado, o Dr. Dukan buscou estudos de nutrição, se especializou e criou a verdadeira, e aprimorada, Dieta Dukan que conhecemos hoje. Os benefícios dessa dieta, que foi difundida pelo mundo inteiro por meio do livro “The Dukan Diet”. Mas não foi simples elaborar a Dieta Dukan, o médico neurologista ficou debruçado sobre os livros e estudos por 20 anos até ver seu método consolidado.

Como funciona a Dieta Dukan

Diferentemente das outras dietas, a Dieta Dukan se baseia em algumas fases, quatro para sermos mais exatos. Em cada fase há um cardápio diferentes e resultados também diferentes. Quer saber como funciona cada uma delas? Mostramos para você:

Fase 1 – Ataque

Dieta Dukan

Essa fase é superimportante! Ela é que vai preparar todo o seu organismo para que você comece a dieta efetivamente. Veja alguns dos alimentos que estão permitidos durante a etapa do ataque da Dieta Dukan:

As carnes são permitidas nessa fase, o frango e o peixe também, mas, atenção, só se forem os magros. Nada de picanha gordurosa por aqui, ok? Nessa etapa, vale também investir nos ovos (pelo menos dois ao dia) e não relaxar nos líquidos água e chás naturais, sempre sem açúcar. Nessa fase é possível perder até 5 quilos, mas não pode durar mais que sete dias.

Fase 2 – Cruzeiro

Dieta Dukan

Chegou a hora de inserir legumes e verduras no seu cardápio, junto com as carnes magras. Também acrescente farelo de aveia a sua dieta. Por conter muito carboidrato, a batata é evitada. Nessa fase a média de é de perder um quilo a cada semana.

Fase 3 – Consolidação

Dieta Dukan

Nessa fase, é preciso manter a carne e os legumes e inserir novos alimentos: o pão integral (2 fatias ao dia), uma porção de queijo magro e 2 porções de frutas. É uma das fases que mais dura, porque serve justamente para manter o peso. Se até aqui você perdeu, em média, 10kg deverá fazer essa fase por 100 dias, já que para cada quilo perdido, você deve fazer 10 dias de dieta Durkan na fase consolidação.

Fase 4- Estabilização

Dieta Dukan

Essa é a fase final da dieta Durkan, a partir daqui o cardápio é o mesmo até que você queira voltar ao início porque acha que precisa perder peso (claro que, sempre respeitando o tempo entre uma e outra, recomendado por seu nutricionista). Nessa fase nada é proibido, todos os alimentos são permitidos, mas com moderação.

Há também regrinhas básicas a serem seguidas, como escolher um dia da semana para fazer ser o dia da proteína e fazer a dieta da proteína só nesse dia que escolher, por exemplo, fazer a quinta-feira proteica. Outra regrinha básica é fazer, pelo menos, 20 minutos de exercício físico ao dia, usar sempre escadas e não esquecer de colocar na fruta ou em outro prato que goste pelo menos três colheres de farelo de aveia por dia.

Gostou de saber um pouco mãos sobre a Dieta Durkan? O mais legal é que essa dieta é diferente de muitas por ai, já que ela não pensa só no imediato, mas também no quanto é importante você manter o seu peso a vida toda, sem ficar com o efeito sanfona que as dietas restritivas e radicais acabam provocando depois que terminam. Por isso é que essa dieta é tão eficaz, ela não só ajuda você a perder peso, como também faz com que você o mantenha. Lembrando que é sempre muito importante consultar seu médico antes de começar qualquer dieta, inclusive essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui