Saiba como é a transmissão, quais são os sintomas e tratamentos do chaguismo

Besouro causador da doença de chagas

Conhecida também como chaguismo, a doença de chagas foi descoberta no ano de 1909 por Carlos Chagas (por isso recebeu esse nome). Na época, o cientista anunciou para a comunidade a existência do protozoário chamado Trypanosoma cruz, que estaria causando até a morte de muita gente. A doença é provocada pelas fezes dos insetos e, embora tenha tratamento, ainda está longe de ser erradicada, principalmente nas regiões onde mais aparece (América do Sul, Central e México). A estimativa é de que 3 milhões de brasileiros tenham o mal.

Contaminação

Conheça algumas das maneiras que a doença de chagas pode ser transmitida para o ser humano:

  • Picada: o inseto que carrega a doença de chagas é conhecido popularmente como “barbeiro”. Quando pica uma pessoa ele deposita suas fezes e ao lado suga o sangue do humano. O local onde o inseto suga o sangue coça e, muitas vezes ser perceber, ao fazer o movimento da coceira a pessoa carrega, às vezes, até o buraquinho da picada, facilitando a entrada do vírus tripanossomo no organismo e provocando a doença.
  • Outras feridas: pode ser que as fezes do barbeiro não sejam carregadas até o local da picada, mas elas podem acabar entrando no seu organismo em feridas abertas, pela boca, olhos ou nariz e causando o chaguismo.
  • Transfusão de sangue: assim como acontece com outras doenças, o chaguismo também pode passar de uma pessoa para outra através da transfusão de sangue . Por isso, é sempre recomendável que o hospital ateste a saúde do doador, antes de recolher o sangue para o doente.
  • De mãe para filho: se tiverem com a doença de chagas, as mães grávidas também podem transmitir a doença de chagas para os seus bebês. A transmissão acontece através da placenta. Por isso é tão importante fazer o exame pré-natal ainda nos primeiros meses de gravidez, para saber quais são os cuidados que a gestante deve ter com a sua saúde e a do bebê.
  • Alimentos contaminados: não é só pela picada do mosquito que você tem o contato com as fezes do mosquito barbeiro, através dos alimentos contaminados isso também pode acontecer. Principalmente pela ingestão de carnes mal armazenadas e pela ingestão do açaí ou caldo de cana contaminados. O melhor é sempre notar a qualidade dos alimentos que você coloca no carrinho, verificar o selo de qualidade e a data de validade deles também.

Sintomas da doença de chagas

Como a transmissão da doença de chagas acontece, muitas vezes, de uma maneira que poucas pessoas percebem ou notam, afinal, a picada de um inseto pode ser algo comum, principalmente na época do calor, são os sintomas que fazem o alerta para a existência da doença. Veja alguns deles:

Termômetro para medir a doença de chagas
  • Febre (que costuma aparecer apenas durante os primeiros dias da picada);
  • Inflamação e dores nos gânglios;
  • Coceira e vermelhidão em uma região do corpo ( local da picada);
  • Inchaço nos olhos;
  • Diarreia e vômito;
  • Dores na cabeça e nos olhos;
  • Inchaço do baço e do fígado.

Nem sempre esses sintomas da doença de chagas são identificáveis e é possível, inclusive que alguém já tenha contraído a doença de chagas e só vá descobrir anos depois, durante um exame de rotina. Mas isso nos casos menos graves e que não acumulam tantas complicações.

De qualquer maneira a qualquer um dos sintomas é muito importante que se procure ajuda médica imediata. Vale lembrar que depois de algum tempo o mal-estar pode evoluir e causar dores abdominais, problemas digestivos e até alterações no batimento cardíaco.

Tratamento para a doença de chagas

Não ignorar a doença de chagas e tratá-la da maneira correta é muito importante, já que, ela pode causar outros problemas sérios de saúde como a meningite, encefalite e levar até mesmo a morte de quem a contraiu, outras pessoas podem não notarem nem os sintomas após a picada. Tudo varia de acordo com a resposta imunológica do organismo, mas, como nunca sabemos ao certo qual será a reação, é fundamental procurar o médico e o tratamento adequado.

Equipamento utilizado para tratar a doença de chagas

Para identificar a doença é necessário fazer um exame de sangue específico, além de um questionário que identificam os sintomas da doença e se o paciente veio de uma área com a ocorrência da doença. Após o diagnóstico da doença, o período de incubação, afastamento, dura de cinco a 15 dias, se contado após a picada do inseto.

O tratamento se baseia em remédios prescritos pelo médico, que ajudam a matar o parasita causador da doença e a aliviar os sintomas. Em alguns casos, pode também serem necessários outros tipos de tratamentos para sintomas mais agudos. O tratamento da doença de chagas e a orientação médica são fundamentais para que a doença não evolua para algo mais sério. A vacina terapêutica para a doença de chagas é também algo que está sendo desenvolvido pela comunidade científica.

Agora que você já conhece os sintomas e as causas da doença de chagas fique atento: evite as áreas de risco, esteja sempre atento a procedência dos alimentos que compra e não esqueça de procurar o médico assim que aparecerem os primeiros sintomas. A maioria das doenças são tratadas mais facilmente se identificadas precocemente, inclusive o câncer, tema do nosso próximo texto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui