…E como você pode dormir bem!

Chegar do trabalho e ter uma ótima noite de sono… Quem não sente esse desejo todos os dias. Mas, muita gente também não dá o devido valor às horas de descanso e prefere trabalhar até tarde ou se ocupar em outras atividades, ao invés de dormir o tempo mínimo necessário, o que pode ser perigoso para sua saúde e afetar até sua disposição mental. Quer saber como? Preparamos esse artigo para você saber tudo sobre como dormir melhor e qual é a importância do sono na sua vida.

Por que temos que dormir?

Importância do sono

Importância do sono

Essa é a pergunta que muita gente já pensou em fazer em algum momento da vida, mas não teve coragem. Afinal, nunca vimos uma pessoa que sobreviva sem dormir, não é mesmo? Então, perguntar isso é como perguntar por que temos que andar ou comer. Mas é sempre bom a gente entender as razões, mesmo que das nossas necessidades fisiológicas. Então vamos lá:

Energia

A primeira razão parece um pouco óbvia: temos que dormir para repor as energias do nosso dia. Essa é um dos motivos, aliás, que muitos pesquisadores usam para justificar nosso período de descanso necessário. Assim como vemos no mundo animal, precisamos de algumas horas para que nosso corpo recupere os picos de disposição que foram gastos durante o dia, e o sono fica encarregado de fazer essa reposição.

Memória

Segundo uma pesquisa  chamada “Why do we sleep?” ( Por que nós dormimos?) realizada pelos cientistas Terrence Sejnowki e Alain Destexh, o sono existe para consolidar nossas memórias adquiridas ao longo do dia. É como se nosso cérebro funcionasse como uma máquina, que precisa de um tempo para armazenar todas as informações que recebeu ao longo do dia e consolidar as lembranças. Os pesquisadores ainda defendem que o sono ajuda a reorganizar nossa mente, o que possibilita uma adequada.

Sonhos

Muita gente já sonhou durante a noite algo tão bom, que quis voltar a dormir só para viver mais um pouco daquela sensação, não é verdade? E isso não é à toa. Para muitos psicanalistas, o sonho é fundamental para as nossas vidas. É uma maneira de viver as experiências que a nossa mente deseja, mas que são censuradas. Por isso, através do sonho muitos psiquiatras conseguem decifrar o inconsciente do seu paciente. Por isso que há alguns anos atrás, Freud, considerado o pai da psicanálise, escreveu o livro “Interpretação dos sonhos”. Nele, o autor procura mostrar com cada coisa que vemos durante as horas que dormimos, pode dizer muito sobre nossos, desejos, medos e aflições.

 Dicas para ter uma boa noite de sono

Agora que você já conhece uma das três principais razões que mostram a importância do sono, nada melhor do que ter algumas dicas de como esse sono pode ser vivido de maneira tranquila durante a noite, afinal, a gente sabe que muita gente enfrenta a insônia e a frustração de todas as noites não conseguir dormir bem.

  • Prepare bem o seu quarto: o ambiente onde você passará um bom tempo da sua vida repondo suas energias, deve ser o melhor e mais tranquilo possível. Deixe que seu quarto receba a luz natural do dia, e busque decorá-lo com cores tranquilas que transmitam paz. É indicado também o uso de lençóis de algodão, que não agridem a pele e conseguem manter bem a temperatura do corpo. O ambiente deve estar sempre limpo e organizado. Seu quarto é também um ambiente de sua intimidade, por isso, quanto menos pessoas ficarem muito tempo por lá, melhor. Deixe que as visitas explorem outros cômodos, como a sala, por exemplo.
Importância do sono
  • Desligue-se: evite deixar televisão ou aparelhos eletrônicos ligados na hora de dormir. O momento de dormir é de descanso, portanto, nada de levar o trabalho para a cama ou ficar pensando só nisso na cama. Desligue-se por alguns instantes para ver sua qualidade de sono melhorar.
Importância do sono
  • Escureça o ambiente: você quer manter as janelas abertas à noite, porque está muito calor? Tudo bem! Mas, não se esqueça de abrir as janelas e fechar as cortinas. Um ambiente com as luzes da rua. Externas, ou mesmo com os primeiros clarões do amanhecer podem atrapalhar a qualidade do sono e a sua concentração na hora de dormir.
  • Não coma muito antes de dormir: quando você come demais e vai dormir pouco tempo depois seu sono, e a sua digestão, realmente podem sentir muito com isso. É que, segundo especialistas, quando a gente come demais nosso organismo fica numa espécie de “estado de alerta”, e a digestão trabalhando ativamente. Isso tudo aumenta os níveis de adrenalina e faz com que o sono passe bem longe. Alguns estudos também indicam que comer muito antes de dormir, pode até alterar a pressão arterial para mais. Então, já sabe: no jantar coma pratos leves e algumas horinhas antes de dormir.

Agora que você já sabe como é importante dormir e quais são as melhores maneiras de deixar seu sono tranquilo e espantar a insônia da sua rotina, pode ficar tranquilo. Mas. A gente sabe que existe alguns períodos que pode ser um pouco difícil ficar tranquilo, principalmente para as mulheres, quando elas estão na TPM. E é sobre o que é e como funciona a TPM que vamos falar no próximo artigo.

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