Conheça a frutinha que é um sucesso saudável

Se você costuma frequentar lojas com produtos naturais já deve ter se deparado com uma frutinha, que geralmente vem desidratada, chamada Goji Berry, certo? Não estranhe se ouvir falar tanto dela. Ela faz muito bem para a saúde e está fazendo um verdadeiro sucesso!

Goji Berry

Goji Berry

Goji Berry não é nem um pouco nova, estima-se que essa fruta tenha sido cultivada há mais de 6 mil anos em algumas regiões da Ásia, mais especificamente em regiões do noroeste da China, Himalaia e Tibet. Ela é tão importante para os chineses que está há muito tempo no topo do ranking de 8 mil ervas que a população dever cultivar.

Como é a Goji Berry?

Goji Berry

Ainda no pé, a Goji é vermelhinha e lembra um pouco a pitanga, só que no formato mais alongado. As versões que vemos por aqui, e mais consumidas, são as desidratadas, quando a fruta ganha um aspecto parecido com de uva passa.  O sabor é levemente adocicado e muitas pessoas a comem pura desidratada ou misturam em iogurte e cereais.

Os nutrientes da fruta

Goji Berry

Não é à toa que a Goji Berry é tão queridinha pelos chineses, ela é cheia de nutrientes que só fazem bem a saúde. A começar pela vitamina C, você sabia que 100 g dessa frutinha podem ter até 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja? Ou seja, uma porção de Goji já garante maior imunidade, prevenção de gripes, resfriados e a melhor resistência dos ossos.

Mas não é só isso. A fruta também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B ( B1, B2 e B6), que ajudam a melhor o estresse e dores musculares. Os antioxidantes também marcam presença na Goji Berry.

Benefícios da Goji Berry

Agora vamos conhecer um pouco sobre os benefícios da Goji Berry para a sua saúde, e não são poucos:

Pode emagrecer: o grande responsável por ajudar a Goji a fazer você perder peso é o índice glicêmico. Ela tem menos de 30, em uma escala que considera até 50 pontos o índice baixo. Os efeitos desses pontos reduzidos são os menores níveis de insulina no sangue e, consequentemente, uma quantidade menor de gordura armazenada. Tudo isso pode, sim, refletir na balança.

Diminui a retenção de líquido: se você anda inchada e com retenção de líquido, a Goji Berry pode ajudar bastante! Ela é rica em antioxidantes e eficaz quando o assunto é eliminar toxinas. Assim, a fruta contribui para que os rins e o fígado funcionem da maneira certa, evitando a retenção de líquidos pelo organismo.

Reduz o risco de doenças na visão: os carotenoides são um tipo de substância rara de se encontrar em boas quantidades, mas na Goji eles marcam presença. E a grande função desse grupo é prevenir as doenças da visão. Alguns estudos já comprovaram essa eficácia, principalmente em males que afetam a retina.

Faz o controle do colesterol: muita gente busca por alimentos que diminuam o colesterol ruim , conhecido como LDL e essa fruta pode ajudar. Por conter uma substância chamada beta-sitosterol, a Goji Berry ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo e impede a formação das chamadas “placas arteriais”, que podem inclusive gerar prejuízos para a saúde cardiovascular.

Ajuda os diabéticos: o diabetes pode acontecer quando o organismo não utiliza da maneira certa a insulina que produz o que faz, consequentemente, com que os níveis e glicose no sangue aumentem. Alguns estudos científicos mostraram que a Goji produz um efeito hipoglicemiante, ou seja, pode diminuir esses níveis de glicemia e ajudar aos diabéticos.

Fortalece o sistema imunológico: já falamos por aqui que a Goji Berry é uma fruta rica em vitamina C e que uma porção da fruta pode ter muito mais dessa vitamina do que até mesmo a laranja, que é considerada uma boa fonte. E a consequência disso é que a produção de glóbulos brancos aumenta e o sistema imunológico também. Com isso, você fica mais protegido contra gripes, resfriados e outras doenças, porque cria anticorpos no seu organismo.

Receitas com Goji Berry

Agora que você já conhece o poder dessa fruta, vamos dar duas sugestões de receitas que é para você colocar de vez a Goji Berry no seu cardápio:

Suco de Goji Berry

Ingredientes:

1 porção de Goji Berry

1 xícara (chá) de água de coco

Raspas de gengibre

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata os ingredientes. Se desejar, acrescente mel para adoçar. Sirva gelado.

Geleia de Goji Berry

Ingredientes

1 xícara (chá) de Goji Berry

2 colheres (sopa) de chia

2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde

Adoçante de sua preferência

Modo de fazer

Se a Goji Berry não for fresca, você deve hidrata-la. Deixe a fruta de molho em água até que ela fique com o aspecto hidratado. Em uma panela coloque o adoçante e a biomassa e deixe aquecer, em seguida, acrescente a Goji Berry hidratada e deixe aquecer. Depois, é só ir amassando a fruta com um garfo. Para finalizar, coloque a geleia em um recipiente e polvilhe com a chia. Deixe  a mistura na geladeira por cerca de três dias e depois use com torradas, pães, bolinhos enfim, onde achar melhor.

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