Os sintomas, malefícios e algumas receitas caseiras para se livrar da tensão pré-menstrual.

Todos os meses muitas mulheres sofrem porque ela vai chegar e poucos homens sabem do que realmente se trata. Sim, estamos falando da TPM, o período que antecede a menstruação feminina e pode causar sérios problemas de estresse e transtornos emocionais. Mas, afinal o que é a TPM?

Bom, antes de começar a falar sobre os prejuízos da TPM, vale explicarmos da onde vem essa sigla. TPM significa Tensão Pré-Menstrual. Esses sintomas tensionais acontecem, aproximadamente, cinco dias antes de a mulher menstruar, ou seja, quem sofre com TPM recebe a visita dela todos os meses.

Por que a TPM acontece?

O que é TPM?

O que é TPM?

Para muitos médicos a definição de TPM é justamente de um conjunto de sintomas emocionais, sem nenhuma causa específica. Sim, na verdade não há uma razão em especial para que você se sinta mal antes da menstruação. Até agora a justificativa mais aceitável é de que durante a menstruação os hormônios das mulheres variam bastante e isso pode refletir em um comportamento emocional. Mas, geralmente esses sintomas de variação dos hormônios aparecem só antes da menstruação, durante, eles costumam ir embora.

Como a TPM pode afetar o seu dia a dia

O que é TPM?

Cada dia a gente houve falar em um malefício da TPM diferente… E não é à toa, muitos médicos já disseram que esse período pré-menstrual pode ter até 150 sintomas diferentes! Uma loucura hormonal, que gera uma série de complicações emocionais. Claro, que algumas mulheres não sentem nenhum deles e também não há nenhuma explicação muito clara para isso, além de sorte. Mas, para quem sofre, listamos alguns dos maiores problemas que a TPM pode causar no dia a dia:

Mau humor

Esse é um dos sintomas mais conhecidos da TPM. Afinal, esse é um período em que os sintomas depressivos podem ficar à flor da pele. O choro fácil, a irritabilidade com pequenas coisas e uma sensibilidade maior, tudo isso gera um mau humor e um grande estresse, que pode afetar as relações cotidianas.

Labilidade emocional

Essa é outra característica da forte sensibilidade durante o período de TPM. É algo como a bipolaridade. As mulheres na TPM podem chorar por diversos motivos ou também ficarem mais sujeitas a rir de quase tudo. Isso explica também as mudanças drásticas de humor ao longo do dia.

Diminuição da libido

Durante o período de TPM as mulheres podem também ver o desejo sexual diminuir. Isso se explica pelo fato de que o ciclo menstrual pode determinar o quanto de desejo uma mulher tem. É normal que, por exemplo, quando a TPM chega os níveis de testosterona (responsáveis pelo desejo feminino) estejam menores e, consequentemente, a vontade de fazer sexo também. De acordo com alguns estudos, o período que mais a mulher sente desejo seria entre o 12° e 14° após a menstruação. É que nessa fase ela está mais fértil e mais propensa a engravidar.

Compulsão alimentar

A cena já é conhecida nos filmes: quando a mulher está na TPM ela, irritada, sai correndo para pegar uma caixa de chocolates e tudo o que ver dentro da geladeira. Mas, por que isso ocorre? Durante a TPM um dos hormônios que se altera é a serotonina, e ela tem ligação direta com o nosso apetite. Ou seja, a vontade de comer pode realmente aumentar. Mas, vá com calma!

Dores

As cólicas podem chegar antes da menstruação ou durante e afetam bastante o dia a dia da mulher. As dores costumam ser desagradáveis e difíceis de passar. O melhor nesses casos é consultar o médico e ver qual é a melhor maneira de ver as cólicas, pelo menos, aliviarem. Além das cólicas é normal notar também dores nos seios ou de cabeça.

O que ajuda a aliviar os sintomas da TPM

O que é TPM?

Claro que a melhor ajuda para aliviar os sintomas da TPM está no consultório do seu ginecologista. Não esqueça sempre de consultar um médico, antes de sair se medicando por aí. Mas, dicas podem ajudar bastante a evitar esse mau humor, que muitas mulheres odeiam. Olha só algumas delas:

Pratique exercícios físicos: acredite, eles ajudam muito você a relaxar! Além disso, a atividade física libera a endorfina, um hormônio responsável por trazer uma sensação de felicidade e bem estar ao nosso cérebro. Tudo o que as mulheres precisam nesse período, não é mesmo?

A conhecida bolsa de água quente: as cólicas chegaram e você simplesmente não consegue se livrar delas? A bolsa de água quente, que a sua vovó tanto recomendava, pode ajudar bastante. Prepare uma compressa com chá morno, que pode ser de camomila, deite-se em um ambiente tranquilo e coloque a bolsinha com o líquido em cima do abdômen. Você vai perceber como as dores vão diminuir!

Aposte em uma dieta equilibrada: alguns alimentos podem ajudar bastante, principalmente na diminuição das cólicas. Grãos como a soja e a linhaça são boas escolhas. Também vale evitar alimentos que sejam ricos em cafeína, e podem acabar piorando os sintomas como o café e os refrigerantes. Ah, e também não abuse do álcool! Os sintomas da TPM podem ser ainda piores, se misturados com os da ressaca.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a TPM pode saber melhor como lhe dar com ela, ou como ajudar sua parceira nesse período. Lembre-se: os hormônios estão à flor da pele e toda ajuda é bem-vinda!

Todos os meses a TPM chega e, com ela, o mau humor e as cólicas. Mas você sabe quais são as raízes desse problema? Contamos para você e ainda damos algumas dicas caseiras na hora de aliviar os sintomas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui