Vamos aprender sobre a importância da saúde bucal!

boca possui um papel importante na saúde do nosso organismo. Além de ser fundamental nos processos de fala, alimentação e respiração, ela é a maior cavidade corpórea em contato direto com o meio ambiente, o que a torna a principal entrada de microrganismos e bactérias que podem ser nocivas a nossa saúde.

Saúde bucal

Saúde bucal

saúde bucal depende dentre muitos fatores, principalmente da higiene. Outros fatores que contribuem para o surgimento de doenças bucais são: o tabagismo, o consumo de álcool e uma má alimentação.

Alguns estudos mostram que a saúde bucal tem uma relação íntima com a saúde de um modo geral. Isso acontece porque a boca interage com todas as demais estruturas corporais. Logo, más condições de higiene, além de desencadearem doenças bucais, podem causar outras enfermidades, ou mesmo agravar as já existentes, especialmente doenças cardiovasculares e diabetes.

Como manter a boca saudável?

saúde bucal comece com a uma boa rotina de higiene, é importante escovar os dentes todos os dias, sempre após as refeições, e também antes de se preparar para dormir. Utilizando sempre uma escova de cerdas macias e tamanho adequado, além do creme dental com flúor. Após a escovação, os dentistas recomendam o uso do fio dental, para que todo o excesso de alimentos seja de fato retirado.

Quem usa aparelho ortodôntico precisa tomar cuidado redobrado com a higiene, o recomendado a essas pessoas é, além da escovação e uso do fio dental, promover uma limpeza maior nas gengivas e usar flúor, essas recomendações são dadas porque o aparelho costuma reter muitos restos alimentares na boca. Além da higiene, a saúde bucal também depende de uma alimentação saudável e bons hábitos. É interessante controlar a ingestão de doces, por exemplo.

Quais são os problemas bucais mais frequentes

Dentre os muitos problemas e doenças provocadas pela pouca saúde bucal, os mais frequentes são:

  • Cárie: decomposição dental, causada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou por complicações de outras doenças, que diminuem a quantidade de saliva na boca.
  • Mau hálito: a halitose possui diversas causas, entre elas estão:
    • Má higiene bucal, pouca escovação, ou o não uso do fio dental;
    • Gengivite;
    • Ingestão de alguns alimentos como, alho e cebola;
    • Fumo e bebidas alcoólicas;
    • Boca seca derivada de medicamentos, distúrbios, ou baixa produção de saliva;
    • Doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.
  • Placa bacteriana: bactérias que colonizam a cavidade bucal. Ela se fixa geralmente nas áreas de difícil acesso para limpeza, como entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás. Causando cáries e a formação de tártaro.
  • Tártaro: endurecimento da placa bacteriana, na superfície dos dentes.
  • Gengivite: inflamação na gengiva causada pela formação de placa bacteriana.

Cuidados extras com a saúde bucal

É imprescindível para a saúde bucal que você se mantenha atento também durante a escovação, a possíveis problemas e lesões que possam surgir na sua boca. Problemas como: manchas, caroços, feridas, inchaços, e placas esbranquiçadas ou avermelhadas. Especialmente na região da língua, bochechas, céu da boca, lábios e garganta. Algumas das lesões mais comuns são provocadas por:

  • Próteses móveis (dentaduras),
  • Aftas,
  • Herpes labial,
  • E inflamações gengivais.

Todas estas lesões são benignas, no entanto, se você tem mais de 40 anos e foi ou é consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar uma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca.

Saúde bucal

Cuidados com a boca

Tratamentos odontológicos

Hoje em dia existem diversos tratamentos odontológicos disponíveis para a boa manutenção da saúde bucal. Capazes de resolver praticamente todos os problemas que afetam a saúde e a estética da boca. Conheça os principais:

  • Restauração: consiste na recuperação de um dente afetado pela carie. Proporcionando que ele volte a sua forma e função normal.
  • Aplicação de flúor: geralmente realizado em crianças, a técnica auxilia no amadurecimento do dente. É preciso que a aplicação seja repetida a cada 6 meses, até que a criança complete 3 anos de vida.
  • Endodontia: o popular “tratamento de canal”. A endodontia é responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa, parte interna e raiz, do dente.
  • Bruxismo: um distúrbio que provoca um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo faz com que os dentes fiquem doloridos ou soltos e desgastados. O tratamento do bruxismo é um aparelho colocado sobre a arcada superior, na hora de dormir. Ele protege os dentes contra o atrito.
  • Cirurgia Oral: especialidade responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face.
  • Selante: a aplicação é feita para funcionar como uma barreira, uma película protetora. O selante facilita a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana.
  • Clareamento: procedimento estético realizado para o clareamento dos dentes. Existem diversas técnicas na atualidade que permitem ter um sorriso mais claro e bonito.
  • Aparelho ortodôntico: aparelho colocado nos dentes, para que a arcada dentaria seja alinhada, proporcionando uma mordida mais precisa e corrigindo questões estéticas.

Essas são as informações mais relevantes sobre a saúde bucal, se você gostou desse artigo, e está em busca de mais informações sobre saúde, acompanhe nossa serie a respeito desse assunto. Nosso próximo artigo será sobre alimentação, falaremos a respeito do suco de cenoura com limão.

Fontes: Blog da Saúde (Ministério da Saúde) /  Odonto Company

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui