Existe um tabu sobre o sexo na terceira idade, há quem diga que isso é lenda. Mas o que poucas pessoas sabem é que o sexo na terceira idade é possível, natural e saudável. Sim, saudável! É verdade que o desejo sexual diminui com o tempo, mas ele não acaba, é apenas vivenciado de uma maneira diferente.

Sexo na terceira idade faz bem?

Sexo na terceira idade faz bem? Imagem retirada da internet.

sexo na terceira idade faz bem e pode ser muito mais prazeroso do que na juventude, por ter mais carinho e maturidade envolvidos. Para saber mais sobre esse assunto e todos os benefícios que o sexo na terceira idade, acompanhe nosso artigo.

Como acontece o sexo na terceira idade?

sexo na terceira idade acontece de um modo diferente da juventude. Quando somos jovens muitas vezes primamos pela quantidade e intensidade das relações sexuais. Com um foco mais voltado para o ato do coito, na penetração propriamente dita.

Na terceira idade o que mais importa é todo o contexto da relação sexual, o carinho, o companheirismo e o sentimento entre o casal, o que acaba tornando a penetração consequência. O foco sexual nessa fase da vida é a qualidade e não a quantidade como para os mais jovens.

É fato que o desejo sexual diminui com a idade, e isso acontece devido à baixa na produção hormonal, tanto nas mulheres como nos homens. A progesterona (hormônio feminino) e a testosterona (hormônio masculino) caem muito após os 50 anos e isso faz com que a libido também sofra uma diminuição. Mas isso não significa o fim da sexualidade.

A expectativa de vida vem aumentado muito nos últimos anos, e com ela os tratamentos para a manutenção da saúde na terceira idade também. Existem muitas possibilidades de tratamentos para a correção hormonal, o que promove também a continuidade da vida sexual na terceira idade.

Benefícios do sexo na terceira idade

Preservar uma vida sexual ativa na terceira idade significa ter uma vida mais saudável, veja todos os benefícios que o sexo na terceira idade promove:

  • Mais ânimo e disposição;
  • Maior autoestima;
  • Aumento da sensação de bem-estar;
  • Liberação de endorfina graças ao esforço físico e prazer;
  • Diminuição dos níveis de cortisol, hormônio do estresse;
  • Redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de paradas cardíacas e AVC (acidente vascular cerebral)
  • Melhor qualidade de sono;
  • Bom funcionamento cerebral, diminuindo riscos de doenças mentais como Alzheimer e esquizofrenia;
  • Tonificação dos músculos pélvicos, o que diminui os problemas com incontinência urinaria;
  • E muito mais.

Sexo na terceira idade é faz bem, mas é preciso ter cuidado

Com o aumento da expectativa de vida, e medicamentos responsáveis pela estimulação sexual, o número de idosos contaminados por doenças sexualmente transmissíveis também tem aumentado. Muitos deles procuram relações sexuais casuais sem proteção, o que promove esse aumento na contaminação de doenças sexuais.

Além disso, esses medicamentos precisam ser usados com prescrição médica, é importante que exista um acompanhamento adequado para que sejam evitados complicados a saúde como, por exemplo, riscos de ataques cardíacos, já que de um modo geral. Esses remédios não são indicados a pessoas portadoras de doenças cardíacas.

Diferenças para homens e mulheres no sexo na terceira idade

A velhice traz mudanças diferentes no comportamento sexual de homens e mulheres. Isso acontece estritamente por questões biológicas. Na mulher a queda da produção do hormônio feminino é muito brusca, o que promove uma drástica diminuição da libido, além de problemas com atrofia e lubrificação vaginal, que podem causar dor durante a relação sexual.

Já nos homens, essa queda da produção hormonal é muito mais lenta. Após os 65 anos o tempo de estabelecimento de ereção chega a aumentar em 3 vezes mais, porém com a idade avançada eles conseguem manter mais tempo de ereção mais facilmente. Consequentemente a capacidade de ter relações com mais frequência cai.

Sexo na terceira idade faz bem

Sexo na terceira idade faz bem Imagem retirada da internet.

Conclusões finais

sexo na terceira idade só tem a acrescentar na qualidade de vida do idoso. Ela pode promover um imenso ganho na saúde e no convívio social. O que traz diversos outros benefícios a vida do idoso.

Como em qualquer outra fase da vida, é preciso que o sexo na terceira idade seja concebido com determinados cuidados, como um acompanhamento médico constante e o uso de preservativo. Em casos de companheiros novos ou pouco confiáveis.

É preciso que a velhice seja encarada de uma maneira natural, onde os protagonistas tenham a noção das mudanças corporais que esse fenômeno traz. E saibam que existe sim a possibilidade de ser feliz e ter uma vida plena e saudável em todos os aspectos, inclusive o sexual. Considerando todos os fatores expostos nesse artigo, não existe motivo para que o sexo na terceira idade faça mal ou não seja prazeroso.

Se você tem interesse em saber mais sobre questões de saúde e dicas de como manter mente e corpo sãos, acompanhe nossa série de artigos sobre o assunto. Como por exemplo, o artigo sobre Amor na terceira idade: é possível se apaixonar nessa fase da diva? Como recomeçar?

Fontes: Alto Astral / Eu Controlo / A Revista da Mulher

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui