Conheça os tipos de câncer, seus sintomas e seus tratamentos.

Doença que assusta muita gente, o câncer é, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um conjunto de 100 doenças. Essas doenças aparecem com o crescimento acelerado e maligno de células que se espalham por regiões do corpo. Por ser um crescimento desordenado, essas células acabam formando tumores malignos, que costumam ser a principal fonte que detecta o câncer.

Câncer

Esses tumores malignos podem aparecer em diversos órgãos, e é dependendo do órgão que se classifica o tipo de câncer. Veja abaixo alguns dos tipos de câncer e quais são os seus sintomas e tratamentos:

Câncer de boca

Esse tipo de câncer ocorre nos lábios e dentro da boca. Na hora de examinar para detectar a existência desse tipo, o médico analisa as bochechas, céu da boca e língua ( em cima e embaixo). É um tipo de câncer mais comum em homem acima dos 40 anos e tem como causa principal o tabagismo. A estimativa é de que cerca de 90% dos clientes que apresentam câncer de boca já fumaram. Outro tipo de perigo relacionado a esse câncer tem a ver com a ingestão excessiva de bebida alcóolica e a deficiência de uma higiene completa bucal.

Sintomas: podem ser observados nódulos na região do pescoço, lábios com feridas que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas na língua e roquidão. Também é possível identificar dificuldade ao mastigar ou engolir.

Tratamento: depende dos casos, mas pode ser a base de radioterapia ou cirurgia. A taxa de cura é de 80%.

Câncer de mama

Ocorre de maneira mais comum em mulheres, sendo observado só 1% dos casos nos homens. Não existe uma causa específica para o aparecimento do câncer de mama, ele pode estar associado a hereditariedade, ao histórico de reprodução da mulher, ao sobrepeso ou outros fatores. O câncer de mama aparece com um nódulo nas mamas.

Sintomas: o principal sintoma é detectar a presença de um nódulo indolor na mama, é comum também notar a mama mais avermelhada, alterações no mamilo e saída de líquido.

Tratamento: a melhor maneira de evitar o câncer de mama é fazendo o autoexame e o exame preventivo de mamografia todos os anos, a partir dos 35 anos de idade (essa idade pode diminuir caso haja histórico na família). O tratamento de câncer de mama depende do estágio da doença, pode ser feita cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Câncer de próstata

É o segundo tipo de câncer mais observado entre os homens no Brasil. O tumor da próstata costuma demorar para crescer, por isso a importância do exame preventivo para não alcançar o estágio avançado da doença. Na grande maioria das vezes acontece em homens a partir dos 65 anos de idade.

Sintomas: geralmente a doença é silenciosa, por isso a importância de fazer o exame preventivo. Os sintomas no geral estão associados a próstata, como dificuldade em urinar , ou urinar muitas vezes ao dia, insuficiência renal ou infecção.

Tratamento: para os casos mais avançados, pode ser necessitar de cirurgia, radio e quimioterapia. Mas tudo depende do estágio em que se encontra a doença.

Câncer

Câncer de pulmão

É o tipo mais comum de tumor em todo o mundo e uma das principais causas de morte, já que 90% das pessoas que contraem a doença ou fumam ou já tiveram experiências com o tabaco.

Sintomas: basicamente os sintomas do câncer de pulmão se resumem na tosse insistente e no sangramento.

Tratamento: o tratamento pode variar entre quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou imunoterapia, tudo depende do estágio da doença.

Câncer de ovário

Pouco comum e difícil de ser diagnosticado, o câncer de ovário tem baixas chances de cura, porque as pacientes costumam já estar no estágio avançado da doença no momento da descoberta.

Sintomas: câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado porque não apresenta sintomas no início. Com o passar do tempo, podem surgir dores na região do abdômen, pelve, nas costas, prisão de ventre ou diarreia, mais vontade de urinar, sangramentos, gases e uma sensação constante de cansaço. Aos primeiros sintomas, procure imediatamente o médico.

Tratamento: com cirurgia e quimioterapia associadas, na maioria das vezes. O exame preventivo é sempre muito importante.

Agora que você já conhece alguns dos tantos tipos de câncer que existe, já percebeu a importância que tem fazer o exame preventivo em todos os casos. Se identificado antes de avançar, o câncer tem muito mais chances de cura do que outra pessoa que identificar já em estágio avançado, por isso fique sempre com os exames de check up em dia! Não perca no próximo texto, falaremos sobre os sintomas da úlcera de córnea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui